Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

domingo, 23 de setembro de 2012

Ano da Fé – IV


E lá se foi mais uma semana rumo à abertura do Ano da Fé e é hora de apresentar outro aspecto muito importante da Carta Porta Fidei, do Papa Bento XVI. No documento, que estamos estudando nas últimas semanas, o Papa salienta que, para que a fé seja bem vivida, é necessário conhecer seu conteúdo fundamental.

 A Igreja tem em mãos um verdadeiro “mapa da minha”, que resume, esclarece, facilita o estudo e aponta onde encontrar respostas às perguntas que afligem nossos corações e mentes. O Catecismo. Ele traz a Doutrina da Igreja de maneira compilada. É possível encontrar explicações sobre cada ponto crucial da fé cristã, com citações dos trechos Bíblicos, dos ensinamentos dos Santos e da Igreja.

Como diz o Papa Bento XVI:

De facto, em nossos dias mais do que no passado, a fé vê-se sujeita a uma série de interrogativos, que provêm duma diversa mentalidade que, particularmente hoje, reduz o âmbito das certezas racionais ao das conquistas científicas e tecnológicas. Mas, a Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas tendem, embora por caminhos diferentes, para a verdade (Cf. João Paulo II, Carta enc. Fideis et ratio (14 de setembro de 1998), 34, 106:AAS 91 (1999), 31-32.86.87)

Dúvidas são inevitáveis, mas, ao buscar respostas na Doutrina da Igreja, a fé se torna, mais e mais, profunda e madura. Todos são convidados a conhecer o compêndio, mas nós, catequistas, temos por obrigação conhecer o Catecismo da Igreja, por inteiro. Isso não quer dizer que você deva comprar o livro, sentar e lê-lo de uma só vez. Mas estudá-lo é preciso.

Hoje, o texto pode ser encontrado em diversos formatos: tradicional, online, versão “jovem”, tamanho grande, de bolso. Também há, em todas as Dioceses e em algumas Faculdades Católicas, cursos sobre o Catecismo. A internet é uma ótima ferramenta (desde que se tenha o cuidado com a fonte), pois há resumos, cursos e atividades que reforçam o conteúdo.

Como apresentar aos catequizando algo que não conhecemos? É essencial transmitir o amor de Deus e isso passa sim pela resposta às dúvidas que brotam nos corações, pequeninos e não tão pequeninos. Catequista que não é firme em sua fé, que não se aprofunda, pode passar ao catequizando, aos familiares e a toda a comunidade cristã uma mensagem diferente ou em desarmonia com a verdadeira fé em Jesus Cristo. 

E fica a dica: Que tal procurar no Catecismo conteúdo para ministrar o tema do seu próximo encontro catequético? É uma ótima maneira de ganhar mais e mais intimidade com o livro! 

Semear amor, mas sabendo onde estamos pisando, sempre!


Abraços, Lucyanna

2 comentários:

  1. Lucyanna, o que vc postou é de um conteúdo magnífico. Parabéns! Adorei ler! Linda semana para ti!

    ResponderExcluir
  2. Flor, lindo texto e maravilhosa a sua dedicação. Parabéns!!!! #orgulho

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!