Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida, as Bodas de Caná e nossa cegueira



O primeiro milagre que Deus concedeu por intercessão de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi a cura da cegueira de uma menina. Quem não conhece o fato histórico, certamente se lembra da cena da novela global que contou a origem da devoção mais forte do país.

Mais do que um sinal sobrenatural, essa cura tem um significado fantástico e, para mim, é um ótimo caminho para uma catequese Mariana.

Explicar o amor de mãe, explicar os olhos complacentes daquela que foi escolhida para gerar o próprio Deus não é muito simples. Mais difícil ainda é esclarecer aos pequenos que Maria, por si, não faz milagres, não é capaz disso, pois, como nós, é humana.

Por isso, acredito que o milagre acontecido em Aparecida do Norte, às margens do Parnaíba nos diz muito e facilita imensamente a tarefa dos catequistas.

E como eu explicaria aos pequenos?

(VER) Antes de tudo, conversaria com eles sobre as respectivas mãe. Perguntaria o que eles mais gostam nelas, o que menos gostam. Estimularia bastante para que cada um falasse dos conselhos bons que a mãe dá, da obediência que naturalmente os guia.

(JULGAR) Logo depois, fazendo  o link com a Palavra de Deus, iria contar para eles uma história sobre uma mãe que pediu um grande favor ao seu filho. Ela pediu que ele abrisse mão de um segredo para ajudar pessoas conhecidas. A leitura seria óbvia, falo das bodas de Caná.
 
Apresentaria, então, os quatro contextos que visualizo na história:
  1)      O contexto histórico, onde a falta de vinho envergonharia para sempre a família;
  2)      O contexto simbólico, onde o vinho novo representa a vida nova em Cristo;
   3)      O contexto familiar, onde o filho obedece a mãe, mesmo que, em um primeiro momento, demonstre contrariedade;
   4)      E o contexto religioso, onde a mãe pede que nós façamos “tudo o que ele vos disser”.



Cada contexto apresentado seria posto em uma das pontas de uma grande cruz de papel pardo disposta no centro da sala.

Voltando para história da Padroeira do Brasil, demonstraria que os quatro aspectos do milagre de Caná se repetiram:
1)      Historicamente, uma criança cega (e do sexo feminino) era um embaraço para a família, um grande problema, pois jamais se casaria ou trabalharia;
2)      Simbolicamente, a cura foi uma resposta aos poderosos da época, que insistiam em perseguir e questionar a devoção que se iniciou junto aos humildes pescadores;
3)      Maria, mais uma vez, não fez o milagre, mas certamente pediu que seu filho o fizesse e Ele, mais uma vez, obedeceu;
4)      Com o acontecimento, muitos se converteram e tantos outros foram mudaram seu proceder, sua vida. A conversão sincera aconteceu e as pessoas passaram a “fazer tudo o que Jesus pedia”.

(AGIR) A reflexão sobre o ocorrido nos leva a querer mudar em nós aquilo que ainda nos distancia do Senhor. Maria vem nos auxiliar, nos animar a transforma nossas vidas. O que cada um pode e precisa modificar? Como anda nossa obediência? Como anda nossa resposta ao conselho da Senhora do Céu? Estamos “fazendo tudo o que ele nos diz”? Estamos cegos para o quê? Onde precisamos que ocorra o milagre da visão? Onde precisamos que ocorra o milagre do vinho novo?
Com esse pensamento no coração e depois de discutir o tema, eu proporia uma atividade para fixar o que foi discutido no encontro. Uma dinâmica especial, onde Nossa Senhora Aparecida fosse o centro (clique aqui e veja a dinâmica da semana, é ela a minha proposta).

(CELEBRAR) Um cântico mariano, de preferência a Consagração, seria a minha escolha para encerrar este encontro.

Neste dia tão especial, rogo ao céu para que Maria seja sempre a nossa intercessora e possa nos ensinar a obedecer seu filho amado e, assim, transformar as trevas em que vivemos em luz plena!

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Sigamos semeando amor! Falando nisso, você já se inscreveu na promoção de outubro? São dois prêmios, um para blogueiros e um que será sorteado para todo mundo que quiser participar! Clique aqui e se inscreva!
Abraços, Lucyanna

4 comentários:

  1. Obrigada, foi de enorme ajuda o encontro e a dinâmica!!! bjs, que Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da dinâ
    mica e do encontro vou aplica-la na minha catequese

    ResponderExcluir
  3. Lucyanna Rodrigues, acesse no Facebook os Servos de Caná e conheça a Comunidade. Tem tudo a haver com você.

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!