Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval e catequese



Que saudade!
 
Desculpem-me todos, estava em um momento necessário de descanso e reflexão. Mas voltei e espero poder partilhar em 2012 muita coisa com vocês todos, queridos amigos!
 
Eu confesso que iria retomar o blog apenas depois do carnaval, mas essa data me instiga a pensar como catequista.
 
Sei que a festa, de origem profana, costuma incomodar pelos excessos cometidos por foliões, pelas músicas nem sempre escritas com bom senso, pelas fantasias e exposições do corpo e da sensualidade (ou seria sexualidade?).
 
Por outro lado, fui catequista de jovens e falo com muitos deles em palestras até hoje. Aliás, fui jovem. E sendo assim, sei que muitos (onde, inclusive, me incluo) gostam da festa.
 
Igualmente, entendo que nós, catequistas, não devemos fazer às vezes de quem repudia ou até mesmo condena. Ao contrário, é necessário salientar que tudo nos é permitido, mas que nem tudo nos convém. É necessário orientar, esclarecer, explicar com seriedade como festejar sem que, com isso, o templo do Espírito Santo seja violado, agredido.
 
Gosto de começar minhas palestras à juventude narrando minhas peripécias pelo carnaval de Salvador e salientando, que mesmo em situações festivas, é possível dar testemunho. Após esta preleção inicial, costumo relembrar que Jesus não pregou exclusivamente em belas sinagogas, ao contrário, este foi o local excepcional para seus ensinamentos. Era na rua, ao lado dos pecadores, que o Senhor resgatava.
 
O mesmo desafio é apresentado a cada um dos cristãos que se propõe a freqüentar ambientes festivos, bares e celebrações. Quando nossa opção é radical pelo Reino de Deus, não importa onde estejamos, estaremos semeando amor.
 
Por isso, procuro salientar minha fidelidade ao meu marido (na época namorado), que ficou em Brasília enquanto eu e minhas amigas fomos a Salvador. Catequizei pelo exemplo, mostrei que isso e possível sem maiores esforços. Gosto de falar da bebida com responsabilidade pelos jovens maiores de idade, deixando claro que a Igreja não proíbe o álcool, mas condena seus excessos (e, claro, explico a razão: além do mal ao corpo – que é notório -, os excessos causam a perda da consciência e dos próprios limites).
 
O que realmente busco é afirmar que toda a festa é válida, desde que termine na quarta-feira de cinzas. Daí em diante, o tempo é de reclusão, de preparo e, principalmente, de oração. Utilizo muito nesta catequese “festivo-quaresmal” a passsagem de Eclesiastes 3, pois acredito que ela se enquadra perfeitamente.
 
Aos que gostam de carnaval e querem viver a experiência, esclarecimento e conselho, aos que não gostam ou preferem permanecer em retiros ou festas promovidas pela Igreja, estímulo e um lembrete: não são mais ou menos cristãos por isso e não devem diminuir ou afastar os amigos.
 

É assim que guio meus passos e trabalho com os jovens: respeito a si, aos outros e, principalmente, respeito ao caminho escolhido: o caminho de vivenciar a fé com seriedade, onde quer que se esteja! Isso é ser radical, isso é ter raiz.
 
Abraços, bom carnaval, e sigamos semeando amor!
Lucyanna

3 comentários:

  1. Oi Lu... Muito bom seu relato... concordo com tuas palavras... Porém,toda vez que vou numa "folia" de carnaval, volto pra casa triste de ver como a maioria encara essa festa, principalmente nossos jovens...Vem também o medo, porque tenho meus filhos jovens... Seria muito bom, se fosse uma folia saudável... mas, não é! Então, ultimamente o que gosto é de ficar bem longe de todo barulho de carnaval... Mas, o carnaval em si não é de todo ruim, mas sim os foliões que acham ser a data para extravasar em todo sentido... mas, vejo como vc, que o melhor é orientar nossos jovens e não proibí-los, pois tudo que é proibido é tentador... Bem vinda ao mundo virtual!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucyanna!
    Que o seu carnaval seja abençoado pela luz de Deus!
    Com muito carinho,
    Angela

    nospassosdejesusamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá querida! Estou colocando a visita em dia, enquanto minha conexão permite heheheh seu blog está cada dia melhor!
    Abraço fraterno e a paz de Cristo!
    Renata - http://amandoacatequese.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!