Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

domingo, 9 de setembro de 2012

Ano da fé - II




E então, amados catequistas, como foi a semana? Aproveitaram para refletir sobre os questionamentos da semana passada? Leram a Carta Apostólica Porta Fidei?



Hoje quero trazer reflexões sobre outro ponto do Documento.

No item 6, disse o Papa Bento XVI:

A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de facto, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou. (....)Nesta perspectiva, o Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. No mistério da sua morte e ressurreição, Deus revelou plenamente o Amor que salva e chama os homens à conversão de vida por meio da remissão dos pecados (cf. Act 5, 31). Para o apóstolo Paulo, este amor introduz o homem numa vida nova: (....)A «fé, que actua pelo amor» (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento e de acção, que muda toda a vida do homem (cf. Rm 12, 2; Cl 3, 9-10; Ef 4, 20-29; 2 Cor 5, 17).

Qual é a mensagem do Papa? O que ele está propondo para nós? Enquanto catequistas, que além de crentes são verdadeiros formadores, o que Jesus espera do testemunho de nossas vidas?

Ensinar amor ou amar? Ensinar misericórdia ou ser misericordioso? Falar sobre os mandamentos ou vivenciá-los?



Quando um catequista prepara um lindo encontro e fala sobre um tema algo acontece no coração de cada catequizando. Uma semente é jogada em terreno fértil. Cabe ao catequista não só jogar, mas cuidar com carinho da semente: regá-la, adubá-la, protegê-la.

Não basta “ensinar”, é necessário mostrar aos pequenos que é possível viver aquilo que propomos. Isso só mesmo o nosso testemunho de vida poderá fazer!

A vida nova é Cristo. A vida nova é o Amor Ágape (isso lembra outra Carta de outro Papa, não é mesmo?)! Aliás, o próprio Papa Bento vai, lá na frente, falar também sobre a necessidade de doarmos nossos corações neste ano especial que se aproxima.

Fiquemos com esta reflexão: - O que posso melhorar em mim para melhorar a minha verdadeira catequese, que é aquela que leciono com minha vida e não com palavras?




Sempre em frente, semeando o amor. Lucyanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!