Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

domingo, 2 de setembro de 2012

Ano da Fé - I




O Papa Bento XVI, nosso querido pastor, instituiu através do documento Porta Fidei, de 11 de outubro de 2012 até 24 de Novembro de 2013, o Ano da Fé.

E por que isso é importante para a catequese?

·         Talvez porque isso signifique que deveremos pautar nossos ensinamentos com este foco.

·         Talvez porque o objetivo seja comemorar os 50 anos daquele que foi o grande Concílio da Igreja Moderna, o Concílio Vaticano II.

·         Talvez porque a data também coincida com o aniversário de 20 anos de um grande e importante documento: O Catecismo da Igreja Católica.

·         Talvez porque a catequese seja uma das principais “portas da fé”.


Surge então a necessidade de perguntar:

- Como está a minha preparação, enquanto fiel e enquanto catequista, para viver este ano especial que, em breve se iniciará? Já li algo a respeito, já procurei informações?


Como semear o amor é a função do blog, preparei um pequeno resumo dos pontos principais da Carta Apóstolica Porta Fidei e, nas próximas semanas, trarei "mastigadinho" aqui as reflexões que precisamos todos, catequistas ou não, fazer. Quem quiser ir se adiantando pode ler o texto na íntegra em  http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=283930 .


Por hora, deixo vocês com “gostinho de quero mais”, com essas palavras sábias e santas:



“2.(...) Sucede não poucas vezes que os cristãos sintam maior preocupação com as conseqüências sociais, culturais e políticas da fé do que com a própria fé, considerando esta como um pressuposto óbvio da sua vida diária. (....) 3. Não podemos aceitar que o sal se torne insípido e a luz fique escondida (cf. Mt 5, 13-16).”


Como anda o seu caminhar cristão? Saboroso ou insípido? Iluminado ou na penumbra?
Como provocar seus catequizandos a refletir sobre este ponto?




Sigamos, buscando sempre semear o amor! Lucyanna

Um comentário:

  1. OI LÚ, QUANTO TEMPO HEIN?QUE BOM QUE ESTÁ DE VOLTA, SENTI MUITO SUA FALTA, SABE AQUELAS POSTAGENS EM QUE VC FAZIA O TOP FIVE,AS DINÂMICAS DA SEMANA.VÊ SE NÃO SOME.BEIJUS E SEJA BEM VINDA NOVAMENTE.

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!