Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

VER-julgar-agir


Oi gente,

Eu já falei aqui sobre o método catequético que a Igreja nos pede para utilizar (clique aqui): o ver-julgar-agir. O assunto, todavia, não se esgota facilmente, pois, além de ser um método muito rico, há ainda quem tenha dificuldades em utilizá-lo.

Por isso, resolvi voltar ao tema, mas agora tratá-lo por partes. O post dessa semana cuidará do VER e, na medida que as semanas se passarem, irei falando dos demais passos da metodologia.

O que seria o VER? Acho que podemos começar com uma definição bem simples e, ao mesmo tempo, completa. VER é olhar para a realidade, é o momento de inculturação da catequese. Você pode perguntar, então, mas que realidade? A realidade dos catequizandos, da cidade, do país, do mundo, dos catequistas, da Igreja?



A resposta é que o VER deve abranger, sempre que possível, o máximo de realidades. Todavia, nem sempre podemos tratar de um assunto apresentando todos os pontos de vista relacionados a ele. Nesse caso, deve-se optar pela realidade vivenciada pelo catequizando, aquela que o ajudará a compreender o tema que será objeto do encontro.

Assim, após o momento de ACOLHIDA e de ORAÇÃO INICIAL, o catequista deve introduzir a questão que será tratada no encontro e incentivar o OLHAR dos catequizandos de acordo com as suas vivências e realidades. Pode parecer difícil, mas é o passo mais simples. Basta provocar, você verá que, depois da primeira manifestação, os pequenos irão desenrolar o novelo sozinhos!

A tão esperada interação fé e vida acontece a partir deste momento. Primeiro, apresentamos o assunto sob a ótica da vida, para que, quando ingressarmos no JULGAR(ILUMINAR), possamos transmitir a Palavra de Deus, a vontade do Senhor, sobre a questão posta.

Por isso, é essencial que as crianças e os jovens se sintam convidados, intrigados a conhecer o que Deus tem a lhes falar. Para tanto, o primeiro contato com o tema deve ser totalmente voltado ao que eles entendem, conhecem, vivenciam sobre a questão. Eis o momento do VER.



Um cuidado essencial neste momento é o de controlar a nossa língua e deixar com que os catequizandos tomem as rédeas. Catequistas precisam ser facilitadores, mas não podem cair na tentação de transformar encontros catequéticos em aulas. Por isso, no momento do VER, estimule, provoque, mas não dê palestras! Deixe que os próprios meninos tracem o caminho. 

Aliás, é isso que diz o Diretório Nacional de Catequese[1]:

A catequese, inspirada na pedagogia de Deus busca incentivar a participação ativa dos catequizandos, pois eles são o sujeito do processo educativo (cf DGC145). Assim, a catequese tem a missão permanente de inculturar-se, buscando uma linguagem capaz de comunicar a Palavra de Deus e a Profissão de fé (credo) da Igreja, conforme a realidade de cada pessoa. De fato, um fruto importante do Espírito Sento na evangelização e na catequese é a inculturação que procura assumir as realidades humanas, iluminando-as com o Evangelho. Nisso segue o exemplo do Verbo Divino que se fez carne, assumiu a natureza humana e a cultura de um povo conforme o seu tempo (cf EM 18 e 20).

Para terminar, gostaria de sugerir algumas técnicas para iniciar a provocação dos temas, acho que já as apresentei, mas nunca é demais: que tal recortes de jornais e revistas, ou então um DVD com uma música que fale do assunto? Você também pode usar cartazes produzidos pelos próprios meninos como dever de casa (clique aqui). Outra ideia interessante é passar um vídeo de curta duração, eles costumam gostar. Se o tempo está apertado, você pode simplesmente escrever a palavra-chave do tema em uma cartolina e pedir que cada um escreva outra palavra que se relacione. Dinâmicas podem também ser utilizadas nesse ponto, apesar de normalmente serem objeto do AGIR TRANSFORMADOR. 

O exercício de seguir o método proposto pela Igreja é interessante e você verá que se tornará um hábito. Por isso, se não é ainda a sua forma de catequizar, procure experimentar! A Igreja é sábia e não foi por acaso que nos pediu para utilizar a metodologia do ver-julgar-agir!

Espero que tenham gostado. Semana que vem falarei do segundo passo do método: JULGA(ILUMINAR). Sigamos semeando o amor!

Abraços, Lucyanna

p.s. vocês já viram a dinâmica dessa semana? O assunto é o dia dos pais!


[1] 149

17 comentários:

  1. Oii Lucyanna! Vi seu comentário no blog da Cláudia (catequese na net) e vim te dizer que elaborei um dominó dos dias da criação no meu blog! A Isabel do Catequesis Guadalupana o traduziu e deu super certo!

    Ah, qual é a sua paróquia aqui no DF? A minha é S. PEdro e S. Paulo em Taguatinga Norte!

    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  2. OI Layse, sou da Sagrado Coração de Jesus, no final da L2 Sul. Já visitei seu blog e amei tudo por lá! Muito criativo e cheio de informações!
    Beijos e obrigada pela visita, Lucyanna

    ResponderExcluir
  3. Oii Lucyanna! Eu conheço sua paróquia! Acredita que passei 4 anos pertinho de você? Estudei no IESB e me formei no fim do ano passado!
    Que mundo pequeno! Se ainda estivesse por lá podia t fazer uma visitinha!

    Obrigada pela sua visita!
    E um beijo carinhoso!

    Layse

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu... Paz e Bem... vim retribuir seu recadinho...
    vc não sabe como fiquei feliz com suas palavras... pode usar e abusar do blog... ele serve pra isso mesmo... e se precisar de alguma coisa que não esteja no blog, me mande um e-mail para catequista.roberto@yahoo.com.br que eu terei o maior prazer em ajudar... desejo que você recebe de Deus todas as bençãos de Deus e que Ele ilumine sempre sua caminhada na Catequese e na Vida... um grande beijo e fique na Paz de Deus e no amor de Maria.

    ResponderExcluir
  5. OLá Lu,seja bem-vinda! Obrigada pela visita, que Deus abençoe grandemente este espaço de evangelização!
    Bjos, fica com Deus!
    Cátia

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciana. Obrigada pela sua visita. É sempre bom termos novos amigos.Eu estou te seguindo. Deus te abençoe e um fim de semana com muita Paz e Bem. Abraço Cristão.Regina

    ResponderExcluir
  7. Oii Lucyanna! Foi uma pena mesmo vc ter conhecido só agora!
    Mas dá uma olhadinha nas postagens, não deixe de se atualizar. No próximo curso, vc vai ser a primeira pessoa que eu vou avisar viu?
    Beijos,
    Layse

    ResponderExcluir
  8. Oi Lú, mto lindo seu bloguinho amei. Um Abraço Fraterno e Tenha Uma semana Abençoada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lucyanna! Sua postagem vem de encontro com a pedagogia de Jesus. Conhecer a realidade da criança é fundamental. Parabéns.
    Vim deixar um abraço para você e desejar um belo final de semana

    ResponderExcluir
  10. Oi Lucyanna, bonito nome....
    Vim retribuir a visita.
    Gostei muito desta postagem, ela nos faz refletir sobre nosso método de evangelização, sera que estamos atingindo nosso objetivo?
    Será que estamos sendo obedientes a nossa mãe igreja?
    Devemos sempre avaliarmos nossa caminhada, para aprimorar os acertos e mudar de rumo se necessário..não é?

    Bjs e fica com Deus

    ResponderExcluir
  11. Lucyanna, que alegria receber a sua visita no meu blog. Gostei muito e espero que vc volte sempre, viu? Lindo fim de semana.Bjbjbj!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucyanna, vim conhecer o seu Blog e, adorei.
    Amei a postagem, me fez refletir.Voltarei sempre.
    Beijos.Nena

    ResponderExcluir
  13. PASSANDO PRA DIZER QUE ESTOU SUPER FELIZ DE VER SEUS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG. QUE DEUS ABENÇOE VC SEMPRE.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Lucyanna! Vim agradecer a visitinha , as palavras afetuosas e conhecer seu blog. Acabei ficando um tempão por aqui...rs... saboreando suas postagens encantadoras. Já estou te seguindo também, com muita alegria. Que Deus ilumine sempre os seus passos!
    Com carinho,
    Angela

    AH! Além do blog "Nos Passos de Jesus", que você já conhece, tenho um outro cantinho :

    docessonhosdepapel.blogspot.com

    Ficarei contente com sua visitinha.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Paz & Bem... Vim desejar um ótimo início de semana para você e dizer que tem um selinho lá no meu blog para você... Um Grande Abraço e fique na Paz de Deus e no Amor de Maria...

    ResponderExcluir
  16. Olá! Obrigada pela visita! Amei seu blog, muito bom! Parabéns! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  17. Querida estou com saudades, respeitando o seu tempo... mas só desculpo se voltar com a corda toda!
    Não abandone seus projetos! Não nos abandone!
    Um dia quero te dar um abraço mas tão...tão apertado.

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!