Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

domingo, 11 de setembro de 2011

A CORREÇÃO FRATERNA E O PERDÃO



Voltei da Missa ontem com uma ideia fixa na cabeça: quão sábia é nossa Igreja! Como nossos pastores pensam com carinho na formação do povo e, usando as Palavras do Senhor, nos ensinam os caminhos da vida santificada!

Semana passada ouvimos o lindo relato de Jesus sobre como deveríamos corrigir aqueles que falham no caminhar. Piedade, discrição, correção e, principalmente, amor. Lindas homilias, profundas e de capacidade educativa surgiram...alguns blogs transcreveram as palavras de Padres e Bispos sobre o tema e pude refletir muito. Confesso aqui, publicamente, que meu Pároco tocou meu coração ao perguntar no altar como andava a correção fraterna dos pais...tenho um filho de 2 anos e nem sempre é fácil manter a calma, a mansidão que Deus pede que tenhamos. Por isso, a semana foi de muito pensar e de me penitenciar pelo destempero que, por vezes, invade minha alma.

Ontem (a Missa das crianças é sábado, às 17h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês - todos estão convidados!), ao retornar para escutar o que o Senhor queria nos falar nesta semana, deparei-me com mais um tema que força a reflexão pessoal ao extremo: o limite do perdão. O engraçado foi que o enfoque dado por meu Pároco, novamente, mexeu fundo comigo. Disse o querido Padre Márcio (olha ele aqui) que não podemos ler as palavras de Jesus sobre a necessidade de perdoar 70x7 sem nos recordarmos da oração do Pai Nosso, afinal, o perdão de Deus para conosco está intimamente relacionado a nossa capacidade de perdoar o próximo.

Em outras palavras, o perdão de Deus tem uma condição, além do arrependimento sincero: a nossa conduta misericordiosa diante da falha alheia.

Forte isso, não é mesmo? E somando tal pensamento ao da semana anterior, fiquei pensando o quanto ainda sou pequena na fé e o quanto ainda preciso caminhar!



Senhor, envia o teu Espírito Santo, para que eu tenha o coração semelhante ao de Jesus, manso, pleno de perdão e capaz de amar e corrigir os irmãos (em especial aqueles que Tu me confiastes) com piedade!

Uma ótima semana! Sigamos semeando amor, ainda há muito a semear, a começar em nossos próprios corações!

Grande abraço, Lucyanna

Um comentário:

  1. O perdão é um presente que oferecemos não somente a quem é perdoado, mas principalmente para o nosso coração,que liberto da mágoa e do ressentimento, pode acolher os bons sentimentos que só o amor de Deus pode oferecer.
    Perdoar nos faz mais felizes!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!