Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia 31 é dia de Santo Mercedário - São Raimundo Nonato, rogai por nós!



Todo mundo já deve ter notado que no ladinho do blog tem um escudo lindo com duas mãos e um grilhão saindo do coração, não é? Esse é o símbolo da minha Paróquia, que é Mercedária. Os Mercedários tem na devoção à Nossa Senhora das Mercês e na vocação de libertar os cativos são os grandes carismas.

Nesse mês que se inicia, falarei muito sobre a Ordem, pois Setembro é o mês de Nossa Senhora das Mercês, nossa querida mãezinha. E para fazer a transição, começo hoje postando sobre o Santo do Dia.

Você deve ter ouvido falar muito de Raimundo Nonato na piada eternizada por um grande comediante nacional. O fato é que esse nome é bastante comum no Nordeste brasileiro justamente em razão da devoção à São Raimundo Nonato, que é um Santo Mercedário! Aliás, a Provincía Mercedária do Brasil o tem como padroeiro.

Padroeiro das grávidas e parteiras, São Raimundo foi retirado vivo do ventre de sua mãe, que já havia falecido. Seu nome "nonato", quer dizer, justamente, que não nasceu. Espanhol, como, aliás, é nossa Ordem, o ano de seu nascimento é o de 1.200 d.C.



Ainda criança, pastoreava ovelhas e costumava abandoná-las nas montanhas para rezar em uma ermida dedicada a São Nicolau, aos pés de Nossa Senhora. Mesmo contrariando o pai, sua vocação falou muito alto e ele recebeu das mãos do fundador da Ordem das Mercês (São Pedro Nolasco) seu hábito.

Como explicarei em futuros posts, os Mercedários têm por carisma libertar os cativos e, naqueles tempos, isso significava ir à África libertar os cristãos aprisionados. Certa feita, como não sobrara mais dinheiro, entregou-se no lugar de um dos escravos e, no cativeiro, pregou ardentemente aos cristãos e aos mulçumanos, sofrendo, por isso, inúmeros suplícios.
Morreu em Cardona, em 1240, e foi enterrado na mesma ermida em que rezava quando jovem.

Sua espiritualidade nos faz refletir sobre a nossa disponibilidade para libertar nossos irmãos e irmãs das prisões que lhes afligem. Além disso, necessário perguntar sinceramente como anda nossa seriedade no pregar o Evangelho.



Venerar é vislumbrar o exemplo e buscar trilhar caminhos semelhantes, para, assim, alcançar a sonhada intimidade com o Senhor.

São Raimundo Nonato, rogai por nós!

Grande abraço, sigamos semeando, mirados no exemplo de São Raimundo Nonato, amor!

Lucyanna

Um comentário:

  1. Parabéns pelo belo trabalho, que toca e instrui desde cedo, e pode tornar gdes e comprometidos discípulos rumo ao Reino.

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!