Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

sábado, 7 de abril de 2012

Conversando com meu bebê sobre a Páscoa




Não, filho, a Páscoa não é a festa dos ovos de chocolate, das Colombas e dos coelhos. Não, filho, o bacalhau não é a essência da festa, nem o vinho que o acompanha, na verdade, comer é, sem dúvida, a coisa menos importante desses dias.

Sei que sua cabecinha deve ficar confusa com as propagandas, com os programas de TV e, também, com todos os mimos açucarados que, nas últimas semanas, lhe foram oferecidos por amigos, conhecidos, coleguinhas de escola e parentes. 

Você é muito novo e mamãe e papai tiveram muito cuidado em lhe falar do que estamos passando. Não fomos diretos, nem te levamos às Celebrações Litúrgicas. Não pense que fizemos isso porque achamos chato, tedioso, ao contrário, sabemos que tudo o que acontece na Igreja na semana que chamamos de Santa é, na verdade, o centro de nossa fé.

Mas sabemos também que a verdade deve ser revelada de acordo com a maturidade, o preparo e o tempo certo. E foi por isso que na sexta-feira mamãe lhe contou que era um dia triste, um dia em que os homens maus machucaram Jesus, um dia para pensarmos nas coisas malvadas que, às vezes, todos nós fazemos.



E foi por isso que sábado mamãe e papai lhe falaram o quanto lhe amam e o quanto têm medo de você sumir. Explicaram que Maria também amava muito Jesus e ficou triste quando os homens maus judiaram do filho dela. E lembraram das vezes em que as pessoas nos machucam e, junto de você, pediram por elas.
Sabe filho, hoje é Páscoa!

Finalmente chegou o tal dia dos chocolates, dos coelhos, das Colombas e da refeição bem bonita e gostosa. Nossa família irá se reunir, você ganhará mais coisas gostosas e receio que seu almoço será cacau com leite. E tudo bem que seja assim.

Tudo bem porque você tem 3 anos e, neste momento, queremos que você se delicie com a vitória do Super-Herói mais legal de todos. E é por isso que vamos lhe acordar daqui a pouco e dizer que hoje é o dia da festa de Jesus! A festa da vitória de Jesus sobre todos os malvados e sobre todas as coisas erradas.

Vamos lhe dizer que, assim como Jesus, nós também podemos vencer as coisas erradas que fazemos, basta pensar antes de fazer e, principalmente, lembrar que todo mundo tem coração e, assim, merece nosso carinho.



Depois disso e, claro, de lhe dar seu ovo do Homem-aranha, vamos todos, mamãe, papai, você e Biel à Missa. Hoje ela é especial, pois tem gostinho de renascer! O Padre, que você tanto admira, estará com uma roupa tão linda (e tenho certeza que você reparará que ela é branca)  e a música será bem alegre, como são as crianças de 3 anos!

E é essa a memória que queremos que você tenha dessa Páscoa: a da alegria de ver Jesus vencer!
Com o tempo, iremos lhe contar detalhes e, mais tarde, seremos minuciosos ao narrar a agonia, o sofrimento e a razão de tudo. Você e seu irmão serão criados, se Deus permitir, à luz da Palavra e conhecerão profundamente os Mistérios do Deus de amor.

Até lá, meu querido, lambuze-se de chocolate. Você pode e deve porque, como eu disse, és um bebê. Mamãe e papai, que já cresceram, têm uma caminhada mais longa nesses dias, mas, como você, voltarão a ser bebê para poder se fazerem homens novos, e, assim, recomeçar a caminhada!

Afinal, esse é o grande sentido de tudo: o Amor de Deus sempre nos permite recomeçar!

FELIZ PÁSCOA.

Sigamos semeando amor, Lucyanna 

p.s.1. Uma curiosidade: escreva Páscoa no google imagens e verifique quantas imagens de Jesus irão aparecer nas 10 primeiras folhas. Depois reflita sobre os rumos da nossa fé.
p.s.2. Como hoje é dia especial, o mesmo texto foi publicado no www.bigmothernsbrasilia.com, o blog de maternidade do qual hoje eu faço parte.

2 comentários:

  1. Passando para desejar uma santa e abençoada Páscoa e dizer que tem um selinho lá no blog para você, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu faço parte dos Catequistas Unidos, e estou peregrinando pelos blogs amigos e convidando a todos para visitar o meu blog - www.catequese-psbj.blogspot.com ! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!