Que bom que você veio! Que a paz do Senhor esteja com você e com todos os seus!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

FELIZ ANO NOVO






Feliz ano novo!

Isso mesmo! Não estou adiantada nenhum segundo sequer! 

Feliz ano novo!

Afinal, para nós Católicos a festa de Cristo Rei é justamente o marco de encerramento do ano litúrgico.
Daqui pra frente, Advento. E o Advento já é Ano Novo, minha gente!

Por isso, façam as promessas, preparem os lares e faxinem os corações. Zerem tudo e recomecem a escrever vossas histórias.

É ano novo!



E nosso ano começa com a preparação (Advento) para a segunda maior festa de todo cristão: o Natal. O nascimento do nosso Salvador, o Cristo Jesus.

Antes que alguém me questione, explico que a maior festa é a Páscoa, pois sem ela, sem o sacrifício, morte e ressurreição de Jesus, nossa fé seria apenas mais uma entre tantas. Afinal, muitos foram os profetas que nasceram, mas só um deles morreu para provar que o amor supera qualquer barreira e só Ele foi maior que a morte!

Por isso, celebrar o Natal é necessário, mas sempre com a visão de que estamos comemorando um grande acontecimento, mas não o maior deles.

E falando em acontecimento, sei que muitos já se preparam para o encerramento do ano na catequese (eu não disse encerramento do ano catequético, isso é outra coisa!). Você, amigo catequista, já preparou um encontro especial de fim de ano? Ou vai apenas realizar um amigo secreto, um lanchinho e ponto final?

Lembre-se que nossa festa precisa ser diferente daquela mundana, onde o rei sol foi substituído pelo rei consumo! O nosso Rei é outro!

Por isso, sugiro que converse com seus pequenos (ou não tão pequenos), explicando que já é ano novo, que é tempo de renovar sonhos, propósitos e caminhos!

Celebre, é claro, faça a troca de lembranças, mas que ela seja simbólica e não a essência do evento! 

Sugestões?

Que tal troca de cartões de Natal ou de bolas de scrapbook com mensagens especiais? As crianças podem sortear o nome no próprio encontro, confeccionar as bolas e em uma linda partilha no final, entregar aos respectivos amigos secretos.

Outra dica? Faça do Panetone o pão da partilha e transforme sua ceia de Natal com os catequizandos em uma celebração e em um grande memorial !

Finalmente, não esqueça de caprichar na mensagem de fim de ano, salientando que férias da catequese não devem ser sinônimo de férias de Deus! Marque de encontrá-los em uma Missa semanal específica ou quem sabe programe um terço quinzenal/mensal na casa de um ou dois catequizandos...

Que o Senhor Rei Jesus seja o homenageado no Natal, mas principalmente em todos os dias e instantes de nossas vidas.

Sigamos, neste novo ano litúrgico, semeando mais e mais amor.
Abraços, Lucyanna

3 comentários:

  1. Viver este tempo é bom de mais, é lindo se preparar para o novo ano que está pra chegar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucyanna. Estou fazendo parte dos Catequistas Unidos e vim conhecer seu blog. Meu nome é Joana, tenho 12 anos e sou coroinha em minha comunidade. Sou filha da Angela, do blog "Nos Passos de Jesus". Gostei muito de tudo por aqui e já estou te seguindo.
    Venha conhecer meu cantinho também, que ficarei muito contente.
    Deus abençoe você!
    Beijinhos perfumados,
    Joana

    sorrindocomjesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida, esta postagem está ótima, eu a indico para o top five desta semana,pode ser?
    Esta postagem revela o verdadeiro espírito do advento: a esperança e a alegria Naquele que virá.
    Beijos e fique com Deus.
    Ah, obrigada por indicar minha postagem...

    ResponderExcluir

Sua opinião só acrescentará amor ao mundo!